Dia Internacional da Mulher #8M

8 de março, data que particularmente me remete a palavra “Revolução Feminina“. Hoje venho trazer um pouco sobre a importância do Dia Internacional da Mulher, e tentar te fazer entender que essa data emblemática vai muito além de celebrações, flores e chocolates.

Como muitos ainda não sabem, começo fazendo um pequeno resumo explicando como surgiu o 8 de março.

Em 1857 houve um desastre industrial que causou a morte de aproximadamente 130 mulheres carbonizadas por estarem trancadas para conter suas greves e motins frequentes na fabrica de tecelagem em Nova York, onde trabalhavam. Esse foi um dos maiores fatores contribuintes para o surgimento da data. Em homenagem a essas mulheres e a todo movimento feminista, em 1910 foi sugerido, por Clara Zetkin que o dia da mulher passasse a ser celebrado todos os anos, sem que, no entanto, fosse definida uma data específica (…)

Mas só em 1975, o dia 8 de março foi instituído como Dia Internacional da Mulher, pelas Nações Unidas. Atualmente, a data é comemorada em mais de 100 países — como um dia de protesto por direitos.

Reprodução: Google Imagens

Da nada adianta postar texto bonito hoje e amanhã compartilhar nudes em grupos de WhatsApp de mulheres que merecem respeito. Não adianta mandar presentes e questionar o tamanho da roupa da vítima de estupro ou o que ela fazia andando sozinha tarde da noite, e nem assediar mulheres na rua. Não adianta homenagear hoje, se amanhã vai voltar a ser machista/misógino!

Infelizmente, toda e qualquer mulher já sofreu de alguma maneira com o machismo e com a falta de igualdade social. Triste que em pleno século 21 muita coisa ainda não mudou, deveríamos estar mais além do quadro em que vivemos hoje, repleto de preconceitos e discriminação. Não só com a causa feminista, mas como também várias outras pautas coletivas que precisam ter mais visibilidade e importância perante a uma grande porcentagem da civilização mundial.

Por fim, parabenizo a todas as mulheres guerreiras pela luta diária que existe pelo simples fato de ser o que se é. Nós somos seres incríveis, juntas somos mais fortes e não deixaremos o patriarcado nos oprimir!


Click aqui e veja mensagens inspiradoras para encorajar e enaltecer o poder feminino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s