O que é Afropunk

Recentemente ouvi dizer sobre o “Afropunk” o que me fez querer pesquisar mais sobre o assunto, e logo, abordar aqui no blog também. Dando uma olhada na internet achei uma matéria bem interessante no Portal Geledés.

Afropunk, refere-se a participação de negros no cenário punk e alternativo. O movimento é minoria na cultura punk americana, mas não se pode negar a sua grandeza em muitas partes do mundo como em regiões da África, o que faz dos afropunks uma referência cultural, musical e comportamental!

Como toda cena musical, existe todo um visual envolvido no contexto! Atualmente muitos negros se identificaram com a forma de se vestir dos Afropunks e adotaram este estilo, mesmo sem serem apreciadores da música. As roupas são coloridas e cheias de detalhes exagerados, coturnos, correntes e cabelos diferentes também fazem parte do visual.

Rebeldia, lutas sociais e arte. O movimento punk surgiu com ideais igualitários e de combate ao sistema, sendo importantíssimo para a quebra de paradigmas nos anos 1980. Ainda assim, as festas e shows eram predominantemente frequentadas por pessoas brancas e a representatividade negra não encontrava seu espaço. Em meados dos anos 1990, cansado de ser excluído da cena, James Spooner e amantes do estilo, começaram um movimento que se traduz até hoje em música, muito estilo e, principalmente, evolução: o afropunk.

Confiram algumas fotos:

Imagens: Pinterest/Reprodução

Para saber mais, acesse o site americano Afropunk que conta com conteúdo, blogs, vídeos e até um festival.

Um comentário sobre “O que é Afropunk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s